domingo, 22 de março de 2009

Dia Mundial de Combate a Tuberculose



Nesta segunda, dia 24 de março se comemora o Dia Nacional de Combate a Tuberculose. Precisamos estar atentos pois a TB, como é chamada, é uma doença que confunde os sintomas.


A Tuberculose é uma doença grave causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch) e é transmitida pelas vias respiratórias. Este "mal social", como é chamada, tem sua proliferação facilitada pelas precárias condições de vida, más condições de higiene, aglomeração, alcool, fumo, baixa resistencia.



Os principais sintomas são emagrecimento sem causa aparente, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração. Em alguns casos aparecem ganglios no pescoço.



A doença não é detectada somente com exame clínico. O paciente deve fazer um RX e um exame de escarro para constatação real. O ideal é que se procure um posto de saúde logo que os sintomas apareçam pois, se for tratada como resfriado, terá uma evolução por 3 ou 4 meses e, além de estar infectado sem saber, o doente transmitirá a bactéria para outras pessoas.



O tratamento dura em torno de seis meses e precisa ser completo para que seja assegurado a cura. Muitos doentes abandonam o tratamento quando os sintomas desaparecem pensando que estão curados mas isso é pura ilusão. Na realidade as pessoas que fazem isso acabam por facilitar a evolução da doença pois ela tende a ser tornar multiresistente. Os postos de saúde oferecem o tratamento gratuito e de ótima qualidade.



O Fundo Global - ong que financia projetos de saúde no mundo, destinou US$27,5 milhões para os 57 municípios que concentram os maiores índices da doença nos estados de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém, Fortaleza, São Luiz, Baixada Santista e Manaus. Dentre estes, o município do Rio de Janeiro é responsável por mais de 90% dos novos casos no Estado e, por isto, ficará com US$ 4 milhões dos recursos do Fundo Global que serão usados para treinar agentes comunitários e melhorar o tratamento do doente em casa, ação que propicia o monitoramento do tratamento por seis meses e garante a cura.



Esperamos que, um dia, que não seja tão distante, nosso País, possa comemorar o Dia Nacional da Vitória sobre a Tuberculose afinal, condições de vida digna não é favor que o Estado faz à ninguém.

Nenhum comentário: