sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vergonha de ser brasileira

Estou com vergonha da minha terra.


Estou com vergonha dos meu país.


Estou com vergonha dos meus governantes.


Estou com vergonha de ser brasileira.


Como sentir orgulho de ser um SER em um país onde o Herói que arrisca a vida para salvar a de outros em situações adversas é preso em um presídio de segurança máxima simplesmente porque é líder de um movimento que reivindica os direitos de toda uma categoria de trabalhadores? 

Diaciolo não estava incitando nenhum motim, como seus superiores estão querendo incutir na mente do povo,  ao contrário disso, ele tinha esperança de que a tropa ficasse calma e que a ordem fosse mantida no país torcendo para que a PEC fosse votada no segundo turno "...a votação, no segundo turno da PEC, acalmaria muito o que está acontecendo na Federação" (Cabo Diaciolo).


Pois bem, este Herói, Cabo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foi preso e, ao invés de ser mantido no Quartel de sua corporação foi transferido para Bangu I, presídio de segurança máxima onde estão presos alguns dos criminosos mas perigosos do país. Será Diaciolo um marginal perigoso? Perigoso pra quem? Por que? Por mostrar a cara e ir de peito aberto reivindicar seus direitos como cidadão? Por ser trabalhador? Por não ter medo de morrer ao combater um incêndio ou procurar vítimas sobre escombros, entre outros riscos inerentes de sua profissão? 


Bem, a Polícia Militar do Rio de Janeiro está em greve porque recebe salários indignos. E agora, quem cuidará da segurança da cidade? Quem manterá a ordem neste lugar?


A ideia é que polícias, bombeiros e outros militares entrem em greve em todo o país. E aí? Caos instaurado? Como fica a população que paga seus altos impostos? Já não temos hospitais decentes.  A saúde está agonizando  cada dia mais. Não temos escolas de qualidade.  Nossos heroicos e bravos professores são tratados como lixo cotidianamente por um governo que inverte os valores rotineiramente. E agora, por causa da máquina administrativa que administra para o próprio deleite, ficaremos sem os militares que se arriscam por nós. Bom isso né?


O nosso governador chama Professor de vagabundo e Bombeiro de vândalo. Será que ele não conhece uma coisa fundamental chamada ética?????? Queria vê-lo falar desse jeito se a casa dele estivesse pegando fogo com sua família dentro. Será que ele arriscaria a própria vida para salvar a da esposa e dos filhos? Tenho cá minhas dúvidas mas, por outro lado, tenho certeza de que o Cabo Diaciolo e seus companheiros de farda fariam isso sem pensar meia vez.


Dizer que militar não pode entrar em greve porque isso é uma vergonha é um absurdo. Vergonha é o salário deles. Vergonha é o governo achar que pode dar esmola para pai de família que usa farda. Vergonha é não investir em saúde e educação como o povo merece e paga para ter os serviços que não lhe são prestados. Vergonha é governar em causa própria e ficar rico com dinheiro público. Vergonha é a imoralidade "democrática" que se instaurou neste país. Vergonha é a hipocrisia de governantes que não governam mas que ibernam em seus confortáveis gabinetes e engordam seus cofres. Vergonha é o que sinto em ser brasileira em um Brasil que tem tudo para ser BRASIL mas que faz questão de ser brasil.

Sonho com o dia que sentirei orgulho da minha pátria não por ela ser pentacampeã no futebol e por se destacar em outros esportes como volei e natação. Claro que fico feliz com o desenvolvimento na área dos esportes mas quero ter orgulho de ser brasileira porque o meu país é um país que valoriza o seu cidadão, que investe na educação de qualidade, que investe na saúde do povo, que honra seus trabalhadores, que cobra impostos e devolve os impostos cobrados em serviços prestados, que respeita o direito de ir e vir do povo com transporte público descente e com passagens cobradas honestamente mas, sobretudo, quero sentir orgulho de ser brasileira porque os meus governantes são pessoas sérias, honestas, que realmente estão no governo pelo desejo de ver este país crescer e ser um PAÍS onde seja digno viver.

Nenhum comentário: