quarta-feira, 29 de abril de 2009

Parkour - Você conhece???????



O Le Parkour ou PK foi fundado pelo francês David Belle e signigica l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade com o princípio de se mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Tem como função principal a superação de obstáculos que poderão ser qualquer coisa no ambiente, desde ramo de árvores e pedras até grades e paredes de concreto, e pode ser praticado tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como Traceur e mulheres como Traceuses.




Como não há limitações de espaços para ser praticado, o Parkour é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem. Qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Um traceur ou traceuse é potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de auto-controle, agilidade, destreza, força, raciocino rápido e observação.






Deve ser praticado de calça leve, camiseta leve e tênis esportivo. Acessórios como luvas são opcionais.

Requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, avaliação de capacidade e avaliação de risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Seus praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: "É ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas". Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.


A definição básica da finalidade do parkour observando instintivamente nos remete a idéia de Andar e Correr, transpor obstáculos seria seu aperfeiçoamento, sua evolução.


São raros os acidentes relacionados a esta arte, mas podem ser graves — devido a se subestimarem os riscos da prática e à excitação dos jovens em fazer algo incrível que viram através de amigos, colegas ou vídeos na TV ou Internet

Um comentário:

Unknown disse...

gostei muito das fotos estão ótimas e sim eu conheço o parkour
sou praticante e estou nas fotos e amo esse esporte