segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Igrejas são transformadas em bares e bibliotecas na Europa.

Países que foram o berço do cristianismo hoje estão transformando seus suntuosos e lindos templos em bares, bibliotecas ou em Mesquitas, devido ao crescimento da sociedade islâmica.


A Europa sofre com o índice de natalidade muito baixo dos seus cidadãos e isto afeta diretamente a economia pois precisa importar mão de obra e, junto com a mão de obra chegam os hábitos, costumes, culturas e valores religiosos e morais de outras terras




Na Holanda, na cidade de Maastricht uma igreja dominicana foi transformada em biblioteca por uma empresa de arquitetura.

Segundo a revista ‘Pequenas empresas Grandes negócios’, “para manter as características da igreja e, ao mesmo tempo, proporcionar um espaço comercial, os arquitetos adotaram a simples ideia de erguer uma estrutura preta de ferro de um lado da nave, em que os livros são armazenados. Do lado oposto, há apenas alguns stands baixos com exemplares de diversos títulos. Há ainda uma seção para café e socialização no final do corredor." Os arquitetos aproveitaram toda a suntuosa estrutura e, com uma solução simples e barata, transformaram o lindo lugar em uma biblioteca.

A revista mostra, também, uma igreja anglicana, na Bélgica, que foi transformada em casa noturna. “O espaço possui três bares com cinco lounges diferentes, além de uma sala privativa para convidados. Os bares servem bebidas de vários tipos, desde cervejas e refrigerantes a champagnes. Há também espaço para bandas ou um DJ. Vários elementos da arquitetura da igreja foram mantidos, como os arcos, colunas e os tetos altos, além dos grandes candelabros que foram devidamente reformados e revitalizados. Os elementos foram combinados com móveis com estilo vitoriano feitos em couro ou tecido velouté.” diz a repostagem.



Não sou contra bares, boates, Mesquitas e muito menos bibliotecas. Justamente ao contrário, em minha opinião a cultura deve ser incentivada e divulgada em todos os níveis porém acho um desrespeito com a fé alheia a transformação das igrejas em predios com outras atividades.



Se não como igreja, por falta de fiés ou seja lá o que for, que estas verdadeiras obras de arte sejam conservadas como patrimônio histórico da humanidade.




PS> Fui conferir. A livraria é bastante bonita. A igreja devia ser maravilhosa.

Nenhum comentário: