sábado, 20 de setembro de 2008

Dia dos Surdos

Reflita e Pense

Atenção com maior carinho aos surdos.

É dia internacional dos Surdos, vamos comemorar com alegria o SER SURDO, que é ser cidadão, temos o direito de ser respeitado, não aceitamos a visão clinica! De surdo ser deficiente e precisa ser curado, somos feliz como somos, somos capazes de tudo somos apenas diferente pois ninguém é igual a ninguém.

Temos nossa cultura, nossa Língua de Sinais que é nossa língua, a nossa Língua Mãe. Só queremos que a sociedade majoritária ouvinte nos respeite e aceite nosso jeito de ser e viver.
Olhe para o Ser Surdo com um novo olhar, veja em nós como um ser completo, feliz e capaz de tudo, o único problema que temos é nossa Língua, que é diferente da Língua oral usada por todos os ouvintes, nossa língua é a Língua de Sinais uma linda Língua profunda, abstrata e harmoniosa como todas as a Língua de nosso universo.

Queremos que aceite nossa Língua, não nos force a usar o oralismo pois é uma grande perda de tempo, nós mesmo que vamos dizer quando queremos o oralismo, embora sabemos que precisamos entender o português pois é a língua do país em que vivemos.

Nosso meio de comunicação com a sociedade ouvinte é através de interprete ou por Língua de Sinais, pois por nós ser surdo não temos como entender a língua oral, a Leitura Labial não é suficiente para ter uma comunicação profunda e clara.

Por isso aceite nosso interprete e tenta comunicar conosco com a Língua de Sinais.

Temos orgulho de ser Surdo, Viva o Orgulho Surdo! o Ser Surdo com a letra Maiúscula, conheça nossa Cultura nossa Linda Cultura.

Uma realidade que aconteceu que nós revoltamos;

Um reporte de uma emissora de tv, ao fazer uma entrevista com um grupo surdo perguntou quem sabia falar e quem tinha leitura labial para poder ser entrevistado, falamos que tinha um interprete que podia interpretar para nós a reportagem, ele disse que seria melhor se um dos surdos falassem, na entrevista pois ficaria melhor para entrevistar.

Isso pra nós foi uma grande ofensa uma falta de respeito, em pleno século XXI o repórter preocupado com a estética e não com o que é Ser Surdo.

Por isso respeite nossa Língua divulgue ela, aceite a, passe essa informação para todos da Mídia, Jornal, revista, tv e dentre outras.

Familia Azul de CIACS

Nenhum comentário: