quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Curso Gratuito de Capacitação em Cancêr de Mama em São Paulo


UNACCAM - UNIÃO E APOIO NO COMBATE AO CANCER DE MAMA







A organização vem desenvolvendo cursos de capacitação para voluntarias, buscando formar um voluntariado de qualidade, com o objetivo de implantar grupos de apoio que façam a diferença no apoio à paciente de Câncer de Mama, com uma visão da importância do Combate ao Câncer de Mama, através da permanente educação, e informações sobre o Câncer de Mama.








Alertando que o Diagnóstico Precoce é o principal caminho para a Cura







“QUEM PROCURA ACHA E QUEM ACHA CURA”





O XII CURSO SERÁ GRATUITO UM OFERECIMENTO DOS VOLUNTÁRIOS DA UNACCAM






Entre os dias 01 de março e 30 de junho de 2010, a União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama - UNACCAM promoverá um curso de Capacitação em Câncer de Mama, em parceria com a Escola de Ginecologia Professor José Aristodemo Pinotti EGIMAJAP, UNIFESP, a Sociedade Brasileira de Mastologia regional São Paulo, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clinica, a Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos, o Hospital das Clínicas, o Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, o Hospital Pérola Byington e o Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha.





O objetivo é habilitar e capacitar voluntários para a disseminação de informações a respeito da doença, preparando-os psicologicamente para atuar nas áreas de prevenção primária e apoio aos pacientes e seus familiares.




Segundo publicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres. Em 2004 foram totalizados 53 casos a cada 100 mil pessoas, enquanto que em 2003 a estimativa era de 46 casos para cada 100 mil. Naquele ano, a doença foi responsável por 9.335 óbitos de mulheres, número que vem aumentando desde então. Estas taxas de morbidade e mortalidade poderiam ser reduzidas se a doença fosse detectada precocemente.





O curso, que já acontece há 10anos, sendo a primeira Associação a capacitar voluntários para câncer de mama, será ministrado por profissionais gabaritados, como o Dr. Ivo Carelli Filho, presidente da Associação Brasileira de Mastologia Regional São Paulo e Dra. Nise Yamaguchi, ex-diretora científica da Sociedade Brasileira de Cancerologia e coordenadora da Rede Brasileira de Combate ao Câncer, além de professores da Escola de Ginecologia do Prof. Pinotti, da Faculdade de Medicina da USP, da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e por seu diretores Dr.Carlos Ruiz e Dr. José Roberto Filassi Professor e diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, na especialidade de Câncer de Mama.






"A idéia principal é que os profissionais da saúde que atuam em sistema multidisciplinar e os voluntários trabalhem mais a prevenção primária, auxiliando no combate às doenças", explica Ermantina Ramos, vice presidente regional da FEMAMA FEDERAÇÃO.BRASILEIRA DE INSTITUIÇÕES FILANTROPICAS DE APOIO A SAÚDE DAS MAMAS., diretora da REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO e da UNACCAM União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama.






O curso vai explorar a parte científica, oferecendo aos leigos subsídios para entender a doença e as formas de prevenção, tanto primária como de diagnóstico precoce. As aulas são direcionadas às equipes multidisciplinares, voluntários, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas eleigos interessados no assunto.





Além de capacitar voluntários para disseminar as informações sobre o câncer de mama, a UNACCAM ainda oferece apoio a pacientes e familiares.





Segundo Maria Eugenia, Presidenta da UNACCAM, "qualquer um pode fazer o curso, basta ter amor e dedicação. O importante é não ter preconceitos e ser dedicada".





Após o término do curso, os participantes estão aptos a atuar em hospitais, paróquias e centros de bairros. Hoje, 48 cidades do Estado de São Paulo já contam com o trabalho de educação promovido pela UNACCAM.






"O diagnóstico precoce é o que nos leva a cura”; “A incidência não pode ser alterada, mas tencionamos reduzir o número de mortes” diz Ermatina.



Curso de Capacitação em Câncer de Mama
Data: 01 de março a 30 de junho




Todas as segundas das 10h00 à 16.30





Local: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório José Bonifácio





Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral. Nº 201 (Palácio Nove de Julho) Ibirapuera – São Paulo – SP






Inscrições e informações adicionais para interessados
Gilsa – (11) 3085-0350 / 8699-9099
Íria - (11) 3884-3297
Maria do Carmo - (11) 3889-8287 / 9658-6098
Maria Eugênia – (11) 3285-6587 / 9141-1594
Tininha – (11) -3051-6060

Nenhum comentário: