quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Amamentação

Garantia de saúde para a mãe e para o bebê desde as primeiras horas após o nascimento, a amamentação é a fonte de nutrição mais indicada até os seis meses de vida. Para lembrar a importância do leite materno e chamar a atenção das mulheres para o tema, a Organização Mundial de Saúde criou o Dia da Amamentação, lembrado a cada ano no dia 1° de agosto.

Neste mês, o Ministério da Saúde lança em todo Brasil uma campanha que defende o apoio da família à mulher que amamenta, com o slogan "Nada mais natural que amamentar, nada mais importante que apoiar". O objetivo é fazer com que a mãe não se sinta sozinha durante esse período e possa contar, assim, com o incentivo de familiares e pessoas próximas.


Apoio é o que não falta na casa de Elaine Campos, que deu à luz seu terceiro filho, Vitor. "Posso contar sempre com a ajuda da minha mãe nesse momento, pois é necessário ter paciência e calma para amamentar. O neném precisa se acostumar com o peito e isso pode levar um tempo, já a mãe precisa de incentivo para continuar tentando", diz Elaine. A recompensa por toda essa dedicação supera qualquer esforço. "Só para começar a falar dos benefícios do leite materno, podemos dizer que se trata de um alimento prático e gratuito", brinca Gisele Pedrosa, sanitarista responsável por assuntos relacionados ao aleitamento materno da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro .


Os benefícios, segundo ela, continuam. O bebê recebe, através do leite, anticorpos da mãe, que ajudam a prevenir doenças e facilitam a recuperação da criança, caso elas apareçam. Já para a mulher, a amamentação ajuda na perda de peso após a gravidez e na regressão do útero ao seu tamanho normal. Pesquisas internacionais apontam ainda que amamentar pode prevenir doenças como o câncer de mama.

Nenhum comentário: