segunda-feira, 28 de julho de 2008

Um Sonho

Quando era pequena sonhava em ser médica, cirurgiava minhas bonecas, acompanhava o pós-operatório e as consultas subseqüentes.

Mais mocinha fui em busca de conhecimento específico na área de saúde através de cursos na Cruz Vermelha Brasileira. Primeiros-socorros, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de enfermagem. Estes cursos me levaram a tão sonhada instituição, ou seja, ao hospital.

No Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ) e no Hospital Miguel Couto, instituições onde estagiei, tive a oportunidade de vivenciar, desta vez com pessoas de verdade, a rotina hospitalar em vários setores. Emergência, pediatria, clínica média, neurologia, ortopedia, urologia, cardiologia, centro cirúrgico, maternidade, CTI geral e CTI cardíaco. Pronto!!! Havia decidido, seria cirurgiã cardíaca, a melhor na minha especialidade!!! Casaria com a medicina e seguiria os passos do Mestre Dr. José Jasbick. Meu sonho estava prestes a se realizar, possuía tudo o que era preciso para chegar ao topo. Estudava em colégio particular, era a única filha em casa, pois as outras três já haviam casado, recebia mesada, incentivo dos meus pais que também sonhavam comigo.
Meus pais vivenciavam, com muito orgulho, cada dia de estágio, cada livro novo, cada experiência nova, cada história contada ...ah, como sinto saudade dos olhos brilhantes de orgulho, dos olhares de esperança e da certeza de que podiam confiar em mim, contudo e, infelizmente em algumas histórias existe um contudo, para que este sonho, que não era só meu, pudesse ser concretizado, faltava um pequeno, mas precioso e imprescindível detalhe: estudar e eu não gostava de estudar ...

Vinte anos se passaram desde que concluí o último estágio e eu ainda nem havia concluído o ensino médio, porém ainda sonhava com a universidade, a medicina. O tempo passou, mas o sonho não morreu.

Com a situação totalmente diferente de outrora, agora estava casada, com 1 filho adolescente e três filhos pequenos, extrema dificuldade financeira, saúde problemática, enganos, decepções, desamor, aflição, ou seja, sem perspectiva de vida, vendo o barco afundar mais um pouquinho a cada dia... mas quando temos um sonho ...
Em uma comunidade próxima de casa, foi aberta uma sala do TeleCurso 2º grau. Era a minha oportunidade a qual agarrei com unhas e dentes. Concluí o ensino médio e, ao mesmo tempo, cursei um pré-vestibular comunitário, ainda sonhando com a Cirurgia Cardíaca.

Bem, as aulas de química e a carga horária da Faculdade de Medicina (tempo integral), foram fatores que me impulsionaram a reavaliar e rumar em direção à outra profissão e escolhi Serviço Social por ser imprescindível e absolutamente necessário ao País.

Aos 37 anos, estudei muito, hoje amo estudar, passei nos vestibulares da UERJ, UNIRIO e Puc-Rio.

Hoje, tenho 44 anos, 4 filhos lindos, sou avó de duas crianças lindas e abençoadas. Estudei e continuo estudando muuuuiiiiittttooooo....concluí Serviço Social, empreendedorismo e penso em cursar psicologia....quando se aprende a gostar de estudar a gente descobre que não quer mais parar.

Há 8 anos coordeno um Pré-vestibular comunitário onde incentivo jovens de várias idades a estudar, sonhar, estudar mais um pouquinho, e, a não desistir. Porque vale a pena sonhar, vale a pena manter-se vivo só para realizar sonhos, vale a pena estudar, vale a pena construir, vale a pena idealizar, vale a pena ser feliz. Afinal, como já dizia o maravilhoso Fernando Pessoa, “O homem é do tamanho do seu sonho”. Qual o seu tamanho?

3 comentários:

Telma Lobato disse...

o homem precisa sonhar mais....

ALSB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ALSB disse...

Como eu já disse algumas vezes, a sua história de vida daria um enredo de novela que levaria os indíces de audiência da Globo lá nas alturas! rs...

Você concluiu brilhantemente sua narrativa ao afirmar que: "...vale a pena sonhar, vale a pena manter-se vivo só para realizar sonhos, vale a pena estudar, vale a pena construir, vale a pena idealizar, vale a pena ser feliz. Afinal, como já dizia o maravilhoso Fernando Pessoa, “O homem é do tamanho do seu sonho”. Qual o seu tamanho?"

Parabéns, porque você não desanimou e não se acomodou, muito pelo contrário: lutou, tirou forças de onde não tinha e teve garra e coragem para dar um rumo diferente à sua história... além disso, está ajudando a direcionar e a transformar a realidade de muitos jovens que ainda estão engatinhando nessa estrada cheia de espinhos, que é a vida!

Beijos, e continue investindo firme em tudo o que você acredita!